O logo da Equilíbrio Florestal foi desenvolvido de acordo com um dos gráficos clássicos da Entomologia (ciência que estuda os insetos) ou, mais especificamente, da “Entomologia Econômica”. No gráfico, o eixo da horizontal representa o tempo e o vertical a população de pragas em determinada região.
No logo, a linha vermelha representa o nível da população da praga em que começa a ocorrer dano econômico, ou seja, onde as perdas econômicas com o dano já são iguais ao custo de controle. Os pontilhados em verde mostram a variação desta população “em equilíbrio”, abaixo do nível de dano econômico.
Em adicional ao conceito de dano econômico, o logo também mostra o voo de um inseto, no caso, um lepidóptero (borboleta ou mariposa), sobre a floresta, cujo trajeto é o pontilhado em verde (linha em equilíbrio).
Ao mesmo tempo, o voo do inseto também reflete o efeito do ambiente sobre a população da praga. Assim, as árvores maiores representam a floresta plantada, que se caracteriza pela baixa biodiversidade e tende a elevar o nível populacional da praga (árvore mais alta => voo mais alto = população maior); por outro lado, as plantas menores, com formato mais semelhante às nativas, representam a maior biodiversidade, associadas ao controle biológico e, consequentemente, reduzindo a população do inseto, proporcionando o equilíbrio.