Edição: Rafaela Gazetta / Fotos: divulgação
Para dirigir é preciso saber muitas coisas, entre elas a posição correta do corpo do motorista no banco do veículo. Pensando nisso, no sentido de evitar lesões corporais, as equipes de controle de qualidade e monitoramento florestal da Equilíbrio, que atuam em Três Lagoas – MS, receberam um adesivo informativo para lembrarem constantemente das orientações corretas.
Segundo a engenheira de segurança do trabalho Larissa Lima Alves, os colaboradores devem fazer a sua própria regulagem ao estar conduzindo o veículo, seja da empresa ou particular, a fim de evitar lesões na coluna.
De acordo com o professor Fábio Neto da Best Life Academia, que apoia sempre as questões ergonômicas, juntamente com a enfermeira do trabalho Laís Dellaqua, os principais sintomas de uma postura errada ao dirigir são formigamento e dores que afetam outros membros, como braços e pernas.
“Podem também evoluir para problemas como escoliose (desvio da coluna vertebral), lombalgia (dores lombares) e cervicalgia (dores cervicais), por isso é importante seguir estas orientações todos os dias ao estar no volante. Uma forma de prevenção é acostumar a corrigir a postura ao dirigir no trabalho e também nas horas de lazer”, enfatiza Laís.